Dia do Consumidor! OFERTAS do Semana do Consumidor 2021

O Dia do Consumidor é comemorado em todo o mundo. Atualmente, é uma data muito importante não só para comerciantes, como também para clientes.

Contudo, cada país tem suas especificidades na comemoração dessa data. Sua origem se deu nos Estados Unidos. Porém, o mundo todo resolveu adotar a data.

No Brasil, a data tem assumido cada vez mais um perfil comercial. Por isso, é um bom momento para lojistas alavancarem suas vendas.

Bem como para os clientes também aproveitarem as oportunidades de promoções, para adquirirem aquele produto de tecnologia que estão querendo há um tempo.

Confira tudo sobre o Dia do Consumidor, como surgiu, em que dia se comemora, e como é a Semana do Consumidor no Brasil.

Quando Se Comemora?

O Dia do Consumidor é 15 de março.

E ela serve para que os comerciantes demonstrem aos seus clientes o quanto eles são importantes. Além disso, é uma ótima oportunidade para estreitar relações com os clientes.

Por isso, muitos empresários aproveitam para enviar mensagens, e oferecer vantagens ressaltando a importância dos clientes.

Como Surgiu o Dia do Consumidor?

A data de 15 de março já é famosa no mundo inteiro, sendo denominada de Dia do Consumidor. Afinal, ela celebra a conquista dos direitos dos consumidores.

Como dissemos acima, o Dia do Consumidor surgiu nos Estados Unidos. E sua origem vem de um discurso proferido pelo ex-presidente do país, John Kennedy, no qual ele destacou os princípios básicos de proteção aos interesses dos consumidores. São eles:

  • Direito à informação;
  • À segurança;
  • Direito de ser ouvido,
  • E direito de escolha.

O discurso de Kennedy ocorreu em 15 de março de 1962, e inspirou a escolha dessa data Como o Dia Mundial do Consumidor, no mês de março de 1983. Ocasião em que ocorreu a comemoração do primeiro Dia do Consumidor, celebrado hoje em todo o mundo.

O Que é a Semana do Consumidor?

Apesar de a data ter surgido com a finalidade de comemorar os direitos conquistados pelos consumidores, com o tempo, ela ganhou uma característica mais comercial. Afinal de contas, os varejistas viram nessa data uma oportunidade de alavancar vendas, e aumentar os lucros no início do ano.

Por esse motivo, muitas pessoas conhecem essa data como a Black Friday do primeiro semestre.

Como já dissemos, a comemoração da data é no dia 15 de março. Porém, aqui no Brasil, os comerciantes transferem o dia promocional para a quarta-feira da semana do dia 15.

Isso significa que este ano as promoções do Dia do Consumidor estarão com força total no dia 17 de março de 2021.

Nessa data, os consumidores contam com muitas vantagens e promoções durante toda a semana, semelhante ao modo como é feito na Black Friday. Dessa forma, criou-se a expressão “Semana do Consumidor”, para fazer referência a essa data.

Isso significa dizer que as ofertas se iniciam na segunda-feira e vão até a sexta-feira da semana do dia 15 de março. É uma boa oportunidade que as lojas encontraram para atrair clientes e desbancar a concorrência.

Semana do Consumidor 2021

Assim, durante toda a semana, que vai de 15 a 19 de março, será possível encontrar várias ofertas e promoções, tanto nas lojas físicas quanto nas lojas virtuais.

Além disso, muitos lojistas aproveitam para oferecer brindes, enviar mensagens e reforçar o vínculo com seus clientes, deixando bem claro o quanto o consumidor é importante para o mercado.

Por isso, se você precisa comprar algum produto, e ainda está pesquisando preços, é importante ficar atento às promoções que surgirão nessa semana. Afinal, talvez valha a pena esperar um pouco, e deixar para realizar sua compra na Semana do Consumidor. Aliás, ela já está chegando.

Além disso, como as ofertas serão lançadas durante toda a semana, é possível garimpar muitas promoções vantajosas.

Mesmo que você não esteja com uma lista de desejos de compras pronta, é possível encontrar excelentes oportunidades de compra, aproveitando várias promoções da Semana do Consumidor.

Dessa forma, é bem possível que você acabe antecipando alguma compra, que ainda não estava planejando, somente para aproveitar o momento da oferta. Afinal de contas, esse pode ser um bom momento para economizar.

Pois, apesar de haverem outros momentos em que os lojistas oferecerão boas promoções, a Black Friday ainda vai demorar bastante para chegar. encontrar ótimas promoções no primeiro semestre de 2021.